O concurso de ideias “Smart City – Praia 2025 – Cidade com Sorriso”, lançado pela autarquia praiense em parceria com o Grupo Loide Engenharia e a Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC) recebeu 60 inscrições.
A informação foi avançada pela presidente do Grupo Loide Engenharia, Loide Monteiro, à margem de um workshop “Smart City – Praia 2025 – Cidade com Sorriso”, realizado esta sexta-feira, na Cidade da Praia. “O workshop é a segunda fase do concurso Praia Smarty City. Enceramos a inscrição a 26 de Junho”, disse Loide Monteiro, explicando que o objetivo foi conhecer os candidatos, ver as ideias e trabalhá-las para depois dar um espaço de tempo para a preparação do projeto final, antes de serem submetidas para a avaliação. A presidente da Loide Engenharia avançou ainda que foram recebidas inscrições de 60 ideias enviada por 50 candidatos, dos quais 44 são do sexo masculino e seis do sexo feminino. Depois deste workshop, explicou a mesma fonte, os candidatos terão três meses para trabalhar e estruturar as ideias e apresentarem o projecto final. Depois haverá um prazo de 30 dias para os elementos do júri fazerem a seleção.
Loide Monteiro avançou ainda que ideia é de ter nove premiados, que serão conhecidos no final de Outubro próximo. Pretende-se, segundo Loide Monteiro, que o próximo passo seja a incubação das ideias que vencerem. “Seria transformá-los numa “Start-Up” para depois termos esses produtos implementados na urbanização inteligente que queremos fazer”, concluiu. Por seu turno, o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal da Praia, Rafael Fernandes, observou que Smarty City significa “tornar algo fácil para as pessoas e para as instituições”. “Encurtar caminhos, tornar os cidadãos mais próximos das instituições, tanto públicas como privadas, dentro de um território”, pontuou o autarca dando conta que há várias ideias que se pretende implementar, a nível de transportes públicos, por exemplo. Rafael Fernandes finalizou afirmando que, neste momento, não há um orçamento porque o projeto está na fase embrionária. “Terá um custo sim, mas o retorno será muito maior que o investimento”, defendeu.
Muito util para o nosso povo que ate hoje luta pela dignidade financeira e economica do Pais .. gostei muito da ver jovens no centro desenvolvimemto do Pais capacitando eles para que no futuru ser melhor de que antes.. muito agradecido de Vous conhecer..