O Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, defendeu esta manhã que a inovação em Cabo Verde já vai além da retórica. O Governante fez estas declarações, enquanto presidia o ato de abertura oficial do Workshop “Smart City- Praia 2025- Cidade com Sorriso”, que aconteceu no Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial – CERMI, na cidade da Praia.
Deu exemplos de aplicativos desenvolvidos por jovens cabo-verdianos como o “Taxi Já” (para chamar táxis, lançado esta semana); “Ifome” (encomenda de comida); “Muska” (aplicativo de música”; “Nha Bex” (de gestão de filas); “Passa Free” (compra de bilhetes de espetáculos) para afirma que a inovação no país vai além da retórica e que já existem concretizações palpáveis e com ideias transformadas em negócios. Reforçou ainda com os exemplos como o TEDx Praia e o Social Media Summit Cabo Verde que no seu entender são concretizações que estão a abrir as portas do futuro ao país, apoiado pelo Governo.
No tocante ao “Smart City- Praia 2025- Cidade com Sorriso”, enalteceu a iniciativa privada, resultante de uma parceria entre o Grupo Loide Engenharia, a Câmara Municipal da Praia e a Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde – AJEC, com o objetivo de dar aos jovens oportunidades para contribuírem no desenvolvimento das cidades inteligentes (Smart City), em concreto a cidade da Praia, criando soluções inteligentes que melhorem a qualidade de vida das populações.